,.-~*-.¸-(_Family Carneiro_)-,.-~*´

A Mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade!

Posted on: 19 de fevereiro de 2010

“Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade, por causa dos anjos”.

I Coríntios 11:10

Análise completa do versículo pelo Pr. e Dr. Alberto Thieme

1. Para quem foi escrito: Igreja Cristã de Corinto;

2. Como estava a cidade de Corinto quando a carta foi escrita com este verso? – Sob domínio dos soldados romanos e havia prostituição generalizada e abuso sexual pelos soldados até com rapazes e adolescentes;

3. O que Paulo fala antes deste versículo, ou seja, em que tema ele está inserido;

4. Para torná-lo uma doutrina ou princípio a ser seguido por todos, o mesmo assunto deve ser abordado em pelo menos mais 5 versículos ou textos:

Neste caso com a doutrina dos anjos define claramente como eles atuam, quem são, como foram criados, trabalha a serviço dos santos – aqueles que foram santificados por Deus, ou seja, reconheceram serem pecadores e estarem perdidos, sem salvação eternal, arrependeram- se e abandonaram seus pecados – e daí pra frente passa a contar com a ajuda dos anjos – “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” Salmo 34:7. A Bíblia jamais cita que anjos protejam pessoas ímpias que já negaram a Deus completamente e que jamais se arrependerão. Deus sabe, porque Ele é Onipresente, Onisciente e Onipresente;

5. Quanto ao versículo citado, precisamos ver outros textos para entendermos o significado, pois poucos são os que realmente estudam a Palavra de Deus. Se o fizessem não fariam más interpretações da Bíblia, pois o método correto é interpretar a Bíblia com a própria Bíblia;

6. Quando Paulo proclama o evangelho para que as pessoas de diferentes culturas, tanto judeus como gregos, se reuniam na igreja, pois Paulo afirma que foi chamado para pregar aos gentios, vê desenrolar-se diante dos anjos (e demônios) o sábio desígnio divino para a igreja, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais – “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus”. Efésios 3:10. E Pedro nos diz que os anjos anelam perscrutar (1 Pedro 1:12) as glórias do plano de salvação, enquanto se desenrola nas vidas dos cristãos, dia após dia. Paulo também observa que Cristo foi “contemplado por anjos” (1 Timóteo 3:16), sugerindo que eles glorificam a Deus pela vida de Obediência de Cristo. Além disso, o fato de as mulheres deverem usar roupas que adequadamente indicassem que eram mulheres, “por causa dos anjos” (1 Coríntios 11:10) – quando a igreja se reunia para o culto, sugere que os anjos testemunham a vida dos cristãos e glorificam a Deus pela nossa adoração e obediência. De fato, Paulo lembra a Timóteo, querendo enfatizar a gravidade de uma ordem, que nossas ações são executadas na presença de testemunhas angelicais: “Conjuro-te, perante Deus e Jesus Cristo, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade” (1 Timóteo 5:21 e 1 Coríntios 4:9). Se Timóteo acata as orientações de Paulo, os anjos testemunham a sua obediência e glorificam a Deus, se deixa de obedecer, os anjos também observam e se entristecem;

Existe outro motivo que demonstra que o cabelo comprido da mulher cristã demonstrava um sinal de autoridade, por causa dos anjos as proteger, de situações embaraçosas, porque as cristãs de Corinto, se diferenciavam das prostitutas pelos cabelos compridos e pelas vestes. Quando as cristãs de Corinto deixavam seus cabelos crescerem, era para Deus um sinal de autoridade que a mulher possuía, e enviava seus anjos para protegê-las. Você sabe muito bem que os anjos não são oniscientes, nem onipresentes. Eles apenas cumprem ordens. E uma das formas de Deus cumprir sua palavra de proteger os que o servem e o amam, estava na obediência de Sua Palavra, quanto a estes dois itens inclusos nas cartas de Paulo aos cristãos de Corinto. Finalizando, a mulher que obedecia, só tinha a ganhar, porque gozava da proteção dos anjos. Por isso a colocação – por causa dos anjos, isto é, para que eles soubessem que as mulheres com aquelas características deveriam ser protegidas.

O cabelo comprido destacava a mulher cristã da prostituta, por isto, os soldados romanos não atentavam contra a mulher que assim procedia. Isto significa uma grande autoridade, pois o inimigo sabe dos propósitos de Deus e Paulo e todos os escritores biblicos foram inspirados pelo Espirito Santo  para escrever sobre a atitude como as mulheres deveriam portar-se para não ser molestada pelos soldados romanos. Quer mais autoridade que esta? Você andar livremente e não ser molestada como as demais mulheres não cristãs eram? Os soldados perceberam que toda mulher que usava cabelos longos era cristã. Porém, entenda bem, isto não pode ser usado como doutrina hoje a não ser que alguma circunstância exija, porém, o bom senso no vestir, tanto para o homem como para a mulher cristã, os destaca hoje na sociedade, ou seja o bom senso cristão deve ser a tônica dos nossos valores sociais.

Outra boa pergunta seria: Isto ainda é válido para hoje? Sim, mas de outra forma: Agora não é mais o cabelo comprido que identificam uma mulher cristã, mas as vestes sim. Vestir-se com bom senso e viver de uma maneira singela faz parte dos conselhos bíblicos tanto para as mulheres como para os homens. Hoje há uma tendência diabólica em seguir a moda. (E sabemos que a maior parte dos que ditam a moda, o fazem visando “o mundo, ou seja, o sistema deste mundo, que jaz no maligno”, disse Jesus). Portar-se adequadamente faz parte até da vida profissional. Por que para Deus, não façamos o melhor, se para nosso patrão terreno o fazemos? O bom senso deve imperar sempre.

Não se esqueça que os que mais são visados pelo inimigo são exatamente os cristãos verdadeiros, porque os que já são dele, ele pouco necessita se importar.

Por isto que a Palavra de Deus diz “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós”. Naquela época o cabelo comprido foi uma maneira de resistir ao diabo, concorda?

Eu tenho aconselhado as pessoas que se convertem que se elas bebiam, que não entrem mais em bar, as que fumavam, que não comprem mais cigarros, e se algum amigo estiver fumando, saia logo de perto dele, os que se prostituiam que nao passem por lugares onde poderão ser tentados. Tudo isto é Resistência ao Diabo.

Não se esqueça que a função do Espirito Santo é nos consolar, animar, convencer do pecado, porém quem nos guarda são os anjos dos Senhor. Leia Salmos 34:7. Os anjos foram criados por Deus para trabalhar a favor dos que servem a Deus.

Maria tinha os cabelos longos porque se não, seria impossível ela enxugar os pés de Jesus com seus cabelos, porém tem um detalhe deste fato descrito em João 11:2 e 12:3. Este fato ocorreu em uma aldeia próximo a  Betania. Jesus demorou 3 dias para ir de Jerusalém a aldeia onde Morava Maria. NO caso de Paulo, ele escreve a Igreja de Corinto que ficava só do outro lado do Mar Mediterrâneo. Provavelmente alguns milhares de kilometros de distância. Betania ficava 15 estadios de Jerusalem (cerca de 3 Km de Jerusalem apenas). Lógico que Jesus parou em variados lugares porque ele sabia do milagre que iria realizar.  Mas o Enfoque aqui é que Betania está próximo de Jerusalém que está do lado debaixo do Mar Mediterrâneo – Cultura hebraica enquanto em Corinto já predominava a cultura romana, pois a cidade foi dominada e por ser beira-mar os soldados romanos permaneceram lá e por isso houve a necessidade do cuidado de Paulo para com as mulhares cristãs. No texto acima,  Maria já havia se convertido a Cristo.Porém nao era costume em Jerusalem de diferenciar-se as mulheres pelos cabelos, enquanto em Corinto, Paulo pediu para que elas não cortassem seus cabelos pois representariam a autoridade que pela obediência a  Deus davam a elas o poder de não serem molestadas pelo soldados romanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: